sexta-feira, 4 de maio de 2012



Internet: Uma forma de interagir com os estudantes, fazendo com que os alunos tenham interesse e motivação para buscar a informação desejada.



        Situação Problema
Este trabalho pretende abordar a importância do uso da internet no processo de ensino e aprendizagem, visando propiciar aos alunos e professores um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada, através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.



Justificativa
Conforme Pedro Demo, visamos desenvolver o interesse do aluno pela pesquisa utilizando a internet enquanto ferramenta para desenvolver a autonomia na utilização das ferramentas da informática a construção do conhecimento através da pesquisa, discussões e seleção de informações às disciplinas.

Objetivos:
Estabelecer para os alunos novas relações com o saber, explorando possibilidades que a internet como ferramenta de pesquisa possa oferecer, proporcionando ao mesmo, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização conforme nos dizem Maturana e Varela.



Fundamentação Teórica
1 A internet como meio de aprendizagem.

Segundo Heide e Stilborne (2000), internet é uma extensa rede de redes de computadores interligadas, mas independentes, tornando-se uma rede altamente especializada de comunicação.  Além disso, pode ser uma fonte de noticias, um fórum de debates com outras pessoas, enfim, para os alunos a internet oferece recursos de aprendizagem.
Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, de acordo com Heide e Stiborne, a informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis no mundo digital. Computador e Internet estão sendo incorporados ao cotidiano das escolas e trazem desafios para os professores, na medida em que favorecem o desenvolvimento de novas situações pedagógicas e ampliam as oportunidades para o acesso à informação, à participação, à ampliação de redes e para o processo de ensino e de aprendizagem.

Um desenvolvimento importante no pensamento atual sobre educação é que agora reconhecemos a necessidade de os alunos desenvolverem habilidades de aprendizagem por toda a vida. A internet é um mecanismo ideal para incentivarem os alunos a assumirem responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. Tendo a oportunidade de acessar recursos de aprendizagem na internet, os alunos tornam-se participantes ativos na sua busca pelo conhecimento.
“para ter alunos exploradores, precisamos de professores que estimulem a exploração. Para lidar com a Era da informação dentro e fora da sala de aula, precisamos de professores que possam ensinar os alunos a gerenciar as informações por meio das tecnologias disponíveis e que possam ajudá-los a transformar informações em conhecimento” (Nancy hechinger e Melissa Koch1993)



1.2 Pesquisas como ferramenta de aprendizagem

            Segundo Pedro Demo, podemos aprender de varias maneiras, uma delas é o apoio virtual que da uma possibilidade melhor ainda de estudar. A expressão apoio virtuais tem sido utilizada, para referir-se ao uso de recursos digitais de comunicação, utilizados para mediar à aprendizagem. Esses ambientes virtuais são espaços onde há interação sociocognitiva.
            Como argumenta Pedro demo: “não da pra aprender bem sem nenhuma tecnologia nos dias atuais”. Então seria indispensável o uso dos apoios virtuais, porém professores e alunos devem entender bem, se apropriar, desse sistema para que ocorra a interação e ambos possam conhecer e aprender, de uma maneira que isso faça sentido. O que melhor distingue a educação escolar de outros tipos de espaço educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa.


 
Estratégias e recursos
 Criamos estratégias e recursos de atividades simplificadas afim de envolver os alunos a vivenciar a internet por meio de pesquisas, coletando e criando respostas, analisando resultados e depois informando seus resultados para todos os colegas, com o intuito de haver uma troca mutua onde todos possam ter um bom proveito da ferramenta criada: o blog .
O blog é uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores acompanham e orientam as pesquisas. Além disso os alunos podem reunir as informações conduzindo posteriormente suas próprias pesquisas e consultas online.


Intervenção
 As intervenções ocorrerão em sala de aula, utilizando basicamente a pesquisa na internet via blog, com o educador mediando o espaço ou a situação, podendo utilizar como possibilidade avaliativa o blogquest, webquest e também o mapa conceitual.
Os alunos devem estar atualizando semanalmente as suas ideias com base em um tema abordado e assim informando suas considerações, proporcionando aos professores e alunos uma nova forma de construção do processo de ensino e aprendizagem.


 
Apresentação
 O trabalho será apresentado através do próprio blog, no qual os alunos irão postar suas ideias, trabalhos e demais informações elaboradas durante o desenvolvimento das atividades.


Avaliação

A avaliação será por meio dos registros das considerações do professor diante das postagens no blog, como também as participações e intervenções ativas e efetivas.



Atividade

A partir de um determinado tema os alunos terão que fazer uma pesquisa em jornais, revistas, internet ou até mesmo entrevistar pessoas, e postar os seus registros no blog.
1º atividade:
Ola Galerinha!
A pesquisa de hoje será sobre a agressividade infantil, vamos ver o que cada um consegue postar em nosso blog. Vocês poderão pesquisar em revistas, jornais,internet,e também podem entrevistar algumas pessoas sobre o tema.

10 comentários:

  1. “Quando as crianças sentem que não são
    capazes de dominar o grupo exteriorizam a
    agressividade em forma de verdadeiras
    crises, com ataques físicos diretos. Onde há
    superindulgência e as manifestações iniciais
    da agressividade não são disciplinadas,
    passa a haver agressividade excessiva no
    ambiente familiar” (Grünspun, 1981, p. 301).

    ResponderExcluir
  2. Para Train (1997), a questão da agressividade tem sido discutida
    por vários pesquisadores, os quais atribuem algumas possíveis
    causas para justificar tal comportamento:

    1) Instintos: a criança altamente agressiva pode ser concebida
    como alguém que nasceu com um forte instinto agressivo como
    parte dominante de sua constituição;
    2) comportamento: a criança é agressiva por causa de sua
    experiência de vida e de sua criação;
    3) meio -ambiente: o caráter de uma pessoa é uma combinação
    de sua personalidade singular e de sua experiência de mundo. Há
    uma tendência inata para o amor e uma tendência para a destruição.

    ResponderExcluir
  3. Muitas crianças começam apresentar um corportamento agressivo de uma hora para a outra. Bater nos colegas de escolla, xingar e bater nos pais passa a virar algo comum e desencadeado pelos motivos mais simples.
    Não podemos pensar que todas as crianças são naturalmente agressivas, pois alguns fatores externos estão envolvidos neste processo. Um deles está ligado a algus fatores como: o fato de a crianças observar ou conviver com a violência, a culpa ou o orgulho que ela é estimulada sentir após praticar a violência e on níveis de frustração e raiva que ela sente. Os filhos amam os pais e, portanto, se espelham neles. Pais agressivos correm o risco de serem imitados pelos filhos.

    www.minhavida.com.br

    ResponderExcluir
  4. Interessante os três comentários. Mas tenho uma dúvida: como posso entender a agressividade e auxiliar a criança? os pais? eu?


    Ps. lembrando...que hoje a noite - 18/05, haverá um espaço para realizarem as intervenções pedagógicas em sala de aula, tendo como pano de fundo os comentários e minhas dúvidas. Boa sorte!
    []s Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamos que como educadoras dependendo da faixa etária da criança e de seu convívio social, devemos usar uma linguagem pratica e de fácil entendimento, esta fala pode ser através de vídeos, documentários, teatros,conversas em grupos, intervenção entre aluno e família...

      Excluir
  5. Gostaria de saber como posso utilizar este blog em um projeto com crianças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A internet pode ser utilizada como uma ferramentas onde os alunos criam um blog e compartilham conhecimentos sobre um tema abordado.
      Na internet a pesquisa se torna fácil por ter revistas e jornais online que disponibiliza informações com uma linguagem de fácil compreensão. Além disso o acesso a internet permite aos alunos um aprendizado onde esses se tornam participantes ativos na sua busca pelo conhecimento.

      Excluir
  6. Atividade Nº2
    A partir dos comentários acima, gostaríamos de saber quais os tipos de agressividades infantis que vocês conhecem?Cite-os.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem duas formas de agressividade infantil: agressividade entre criançaXcriança e adultoXcriança.
      Conhecemos o Bullying (agressão física, verbal, moral e virtual), auto agressão, onde a criança se machuca com intençao, e o abuso sexual.

      Excluir
  7. Em relação ao Bullying é importante ressaltar que sua caracteristica são brigas constantes, humilhações, no cotidiano do indivíduo.Ao contrario do que todos pensam não é uma simples agressão. Exemplo:Entre as crianças menores, é comum que as brigas estejam relacionadas às disputas de território, de posse ou de atenção - o que não caracteriza o bullying. No entanto, se uma criança apresentar alguma particularidade, como não conseguir segurar o xixi, e os colegas por isso se afastarem ou darem apelidos para ofendê-la constantemente, trata-se de um caso de bullying.

    fonte:http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-educacao-infantil-610552.shtml

    ResponderExcluir