Internet: Uma forma de interagir com os
estudantes, fazendo com que os alunos tenham interesse e motivação para buscar
a informação desejada.
Situação
Problema
Este trabalho pretende abordar a
importância do uso da internet no processo de ensino e aprendizagem, visando
propiciar aos alunos e professores um ambiente onde a aprendizagem pode ser
estimulada, através da união dos recursos da informática com os objetivos
particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos
interdisciplinares.
Justificativa
Conforme Pedro Demo, visamos
desenvolver o interesse do aluno pela pesquisa utilizando a internet enquanto
ferramenta para desenvolver a autonomia na utilização das ferramentas da
informática a construção do conhecimento através da pesquisa, discussões e
seleção de informações às disciplinas.
Objetivos:
Estabelecer
para os alunos novas relações com o saber, explorando possibilidades que a
internet como ferramenta de pesquisa possa oferecer, proporcionando ao mesmo,
autonomia, curiosidade, cooperação e socialização conforme nos dizem Maturana e
Varela.
Fundamentação
Teórica
1
A internet como meio de aprendizagem.
Segundo
Heide e Stilborne (2000), internet é uma extensa rede de redes de computadores
interligadas, mas independentes, tornando-se uma rede altamente especializada
de comunicação. Além disso, pode ser uma
fonte de noticias, um fórum de debates com outras pessoas, enfim, para os
alunos a internet oferece recursos de aprendizagem.
Com o avanço das Tecnologias de Informação
e Comunicação, de acordo com Heide e Stiborne, a informação e o conhecimento
estão cada vez mais acessíveis no mundo digital. Computador e Internet estão
sendo incorporados ao cotidiano das escolas e trazem desafios para os
professores, na medida em que favorecem o desenvolvimento de novas situações
pedagógicas e ampliam as oportunidades para o acesso à informação, à
participação, à ampliação de redes e para o processo de ensino e de
aprendizagem.
Um desenvolvimento importante no
pensamento atual sobre educação é que agora reconhecemos a necessidade de os
alunos desenvolverem habilidades de aprendizagem por toda a vida. A internet é
um mecanismo ideal para incentivarem os alunos a assumirem responsabilidade
pelo seu próprio aprendizado. Tendo a oportunidade de acessar recursos de
aprendizagem na internet, os alunos tornam-se participantes ativos na sua busca
pelo conhecimento.
“para ter alunos exploradores,
precisamos de professores que estimulem a exploração. Para lidar com a Era da
informação dentro e fora da sala de aula, precisamos de professores que possam
ensinar os alunos a gerenciar as informações por meio das tecnologias
disponíveis e que possam ajudá-los a transformar informações em conhecimento”
(Nancy hechinger e Melissa Koch1993)
1.2
Pesquisas como ferramenta de aprendizagem
Segundo Pedro Demo, podemos aprender
de varias maneiras, uma delas é o apoio virtual que da uma possibilidade melhor
ainda de estudar. A expressão apoio virtuais tem sido utilizada, para
referir-se ao uso de recursos digitais de comunicação, utilizados para mediar à
aprendizagem. Esses ambientes virtuais são espaços onde há interação
sociocognitiva.
Como argumenta Pedro demo: “não da
pra aprender bem sem nenhuma tecnologia nos dias atuais”. Então seria
indispensável o uso dos apoios virtuais, porém professores e alunos devem
entender bem, se apropriar, desse sistema para que ocorra a interação e ambos
possam conhecer e aprender, de uma maneira que isso faça sentido. O que melhor
distingue a educação escolar de outros tipos de espaço educativos é o fazer-se
e refazer-se na e pela pesquisa.
Estratégias e recursos
Criamos estratégias e
recursos de atividades simplificadas afim de envolver os alunos a vivenciar a
internet por meio de pesquisas, coletando e criando respostas, analisando
resultados e depois informando seus resultados para todos os colegas, com o
intuito de haver uma troca mutua onde todos possam ter um bom proveito da
ferramenta criada: o blog .
O blog é uma
ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e
interagir com outros internautas. Na sala de aula, serve para registrar os
conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo
possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os
professores acompanham e orientam as pesquisas. Além disso os alunos podem
reunir as informações conduzindo posteriormente suas próprias pesquisas e
consultas online.
Intervenção
As
intervenções ocorrerão em sala de aula, utilizando basicamente a pesquisa na
internet via blog, com o educador mediando o espaço ou a situação, podendo
utilizar como possibilidade avaliativa o blogquest, webquest e também o mapa
conceitual.
Os alunos
devem estar atualizando semanalmente as suas ideias com base em um tema
abordado e assim informando suas considerações, proporcionando aos professores
e alunos uma nova forma de construção do processo de ensino e aprendizagem.
Apresentação
O trabalho será apresentado
através do próprio blog, no qual os alunos irão postar suas ideias, trabalhos e
demais informações elaboradas durante o desenvolvimento das atividades.
A avaliação será por meio dos registros
das considerações do professor diante das postagens no blog, como também as
participações e intervenções ativas e efetivas.
Atividade
A
partir de um determinado tema os alunos terão que fazer uma pesquisa em jornais, revistas, internet ou até mesmo entrevistar
pessoas, e postar os seus registros no blog.
1º atividade:
Ola Galerinha!
A
pesquisa de hoje será sobre a agressividade infantil, vamos ver o que cada um
consegue postar em nosso blog. Vocês poderão pesquisar em revistas,
jornais,internet,e também podem entrevistar algumas pessoas sobre o tema.
“Quando as crianças sentem que não são
ResponderExcluircapazes de dominar o grupo exteriorizam a
agressividade em forma de verdadeiras
crises, com ataques físicos diretos. Onde há
superindulgência e as manifestações iniciais
da agressividade não são disciplinadas,
passa a haver agressividade excessiva no
ambiente familiar” (Grünspun, 1981, p. 301).
Para Train (1997), a questão da agressividade tem sido discutida
ResponderExcluirpor vários pesquisadores, os quais atribuem algumas possíveis
causas para justificar tal comportamento:
1) Instintos: a criança altamente agressiva pode ser concebida
como alguém que nasceu com um forte instinto agressivo como
parte dominante de sua constituição;
2) comportamento: a criança é agressiva por causa de sua
experiência de vida e de sua criação;
3) meio -ambiente: o caráter de uma pessoa é uma combinação
de sua personalidade singular e de sua experiência de mundo. Há
uma tendência inata para o amor e uma tendência para a destruição.
Muitas crianças começam apresentar um corportamento agressivo de uma hora para a outra. Bater nos colegas de escolla, xingar e bater nos pais passa a virar algo comum e desencadeado pelos motivos mais simples.
ResponderExcluirNão podemos pensar que todas as crianças são naturalmente agressivas, pois alguns fatores externos estão envolvidos neste processo. Um deles está ligado a algus fatores como: o fato de a crianças observar ou conviver com a violência, a culpa ou o orgulho que ela é estimulada sentir após praticar a violência e on níveis de frustração e raiva que ela sente. Os filhos amam os pais e, portanto, se espelham neles. Pais agressivos correm o risco de serem imitados pelos filhos.
www.minhavida.com.br
Interessante os três comentários. Mas tenho uma dúvida: como posso entender a agressividade e auxiliar a criança? os pais? eu?
ResponderExcluirPs. lembrando...que hoje a noite - 18/05, haverá um espaço para realizarem as intervenções pedagógicas em sala de aula, tendo como pano de fundo os comentários e minhas dúvidas. Boa sorte!
[]s Cesar
Pensamos que como educadoras dependendo da faixa etária da criança e de seu convívio social, devemos usar uma linguagem pratica e de fácil entendimento, esta fala pode ser através de vídeos, documentários, teatros,conversas em grupos, intervenção entre aluno e família...
ExcluirGostaria de saber como posso utilizar este blog em um projeto com crianças...
ResponderExcluirA internet pode ser utilizada como uma ferramentas onde os alunos criam um blog e compartilham conhecimentos sobre um tema abordado.
ExcluirNa internet a pesquisa se torna fácil por ter revistas e jornais online que disponibiliza informações com uma linguagem de fácil compreensão. Além disso o acesso a internet permite aos alunos um aprendizado onde esses se tornam participantes ativos na sua busca pelo conhecimento.
Atividade Nº2
ResponderExcluirA partir dos comentários acima, gostaríamos de saber quais os tipos de agressividades infantis que vocês conhecem?Cite-os.
Existem duas formas de agressividade infantil: agressividade entre criançaXcriança e adultoXcriança.
ExcluirConhecemos o Bullying (agressão física, verbal, moral e virtual), auto agressão, onde a criança se machuca com intençao, e o abuso sexual.
Em relação ao Bullying é importante ressaltar que sua caracteristica são brigas constantes, humilhações, no cotidiano do indivíduo.Ao contrario do que todos pensam não é uma simples agressão. Exemplo:Entre as crianças menores, é comum que as brigas estejam relacionadas às disputas de território, de posse ou de atenção - o que não caracteriza o bullying. No entanto, se uma criança apresentar alguma particularidade, como não conseguir segurar o xixi, e os colegas por isso se afastarem ou darem apelidos para ofendê-la constantemente, trata-se de um caso de bullying.
ResponderExcluirfonte:http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-educacao-infantil-610552.shtml