sexta-feira, 18 de maio de 2012

Para refletirmos.....

" Desaprender para aprender , deletar para escrever em cima . Houve um tempo em que eu pensava que isso,seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida.
  Basta desaprender o receio de mudar..." 
                                                                            Marta Medeiros

sexta-feira, 4 de maio de 2012



Internet: Uma forma de interagir com os estudantes, fazendo com que os alunos tenham interesse e motivação para buscar a informação desejada.



        Situação Problema
Este trabalho pretende abordar a importância do uso da internet no processo de ensino e aprendizagem, visando propiciar aos alunos e professores um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada, através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.



Justificativa
Conforme Pedro Demo, visamos desenvolver o interesse do aluno pela pesquisa utilizando a internet enquanto ferramenta para desenvolver a autonomia na utilização das ferramentas da informática a construção do conhecimento através da pesquisa, discussões e seleção de informações às disciplinas.

Objetivos:
Estabelecer para os alunos novas relações com o saber, explorando possibilidades que a internet como ferramenta de pesquisa possa oferecer, proporcionando ao mesmo, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização conforme nos dizem Maturana e Varela.



Fundamentação Teórica
1 A internet como meio de aprendizagem.

Segundo Heide e Stilborne (2000), internet é uma extensa rede de redes de computadores interligadas, mas independentes, tornando-se uma rede altamente especializada de comunicação.  Além disso, pode ser uma fonte de noticias, um fórum de debates com outras pessoas, enfim, para os alunos a internet oferece recursos de aprendizagem.
Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, de acordo com Heide e Stiborne, a informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis no mundo digital. Computador e Internet estão sendo incorporados ao cotidiano das escolas e trazem desafios para os professores, na medida em que favorecem o desenvolvimento de novas situações pedagógicas e ampliam as oportunidades para o acesso à informação, à participação, à ampliação de redes e para o processo de ensino e de aprendizagem.

Um desenvolvimento importante no pensamento atual sobre educação é que agora reconhecemos a necessidade de os alunos desenvolverem habilidades de aprendizagem por toda a vida. A internet é um mecanismo ideal para incentivarem os alunos a assumirem responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. Tendo a oportunidade de acessar recursos de aprendizagem na internet, os alunos tornam-se participantes ativos na sua busca pelo conhecimento.
“para ter alunos exploradores, precisamos de professores que estimulem a exploração. Para lidar com a Era da informação dentro e fora da sala de aula, precisamos de professores que possam ensinar os alunos a gerenciar as informações por meio das tecnologias disponíveis e que possam ajudá-los a transformar informações em conhecimento” (Nancy hechinger e Melissa Koch1993)



1.2 Pesquisas como ferramenta de aprendizagem

            Segundo Pedro Demo, podemos aprender de varias maneiras, uma delas é o apoio virtual que da uma possibilidade melhor ainda de estudar. A expressão apoio virtuais tem sido utilizada, para referir-se ao uso de recursos digitais de comunicação, utilizados para mediar à aprendizagem. Esses ambientes virtuais são espaços onde há interação sociocognitiva.
            Como argumenta Pedro demo: “não da pra aprender bem sem nenhuma tecnologia nos dias atuais”. Então seria indispensável o uso dos apoios virtuais, porém professores e alunos devem entender bem, se apropriar, desse sistema para que ocorra a interação e ambos possam conhecer e aprender, de uma maneira que isso faça sentido. O que melhor distingue a educação escolar de outros tipos de espaço educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa.


 
Estratégias e recursos
 Criamos estratégias e recursos de atividades simplificadas afim de envolver os alunos a vivenciar a internet por meio de pesquisas, coletando e criando respostas, analisando resultados e depois informando seus resultados para todos os colegas, com o intuito de haver uma troca mutua onde todos possam ter um bom proveito da ferramenta criada: o blog .
O blog é uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores acompanham e orientam as pesquisas. Além disso os alunos podem reunir as informações conduzindo posteriormente suas próprias pesquisas e consultas online.


Intervenção
 As intervenções ocorrerão em sala de aula, utilizando basicamente a pesquisa na internet via blog, com o educador mediando o espaço ou a situação, podendo utilizar como possibilidade avaliativa o blogquest, webquest e também o mapa conceitual.
Os alunos devem estar atualizando semanalmente as suas ideias com base em um tema abordado e assim informando suas considerações, proporcionando aos professores e alunos uma nova forma de construção do processo de ensino e aprendizagem.


 
Apresentação
 O trabalho será apresentado através do próprio blog, no qual os alunos irão postar suas ideias, trabalhos e demais informações elaboradas durante o desenvolvimento das atividades.


Avaliação

A avaliação será por meio dos registros das considerações do professor diante das postagens no blog, como também as participações e intervenções ativas e efetivas.



Atividade

A partir de um determinado tema os alunos terão que fazer uma pesquisa em jornais, revistas, internet ou até mesmo entrevistar pessoas, e postar os seus registros no blog.
1º atividade:
Ola Galerinha!
A pesquisa de hoje será sobre a agressividade infantil, vamos ver o que cada um consegue postar em nosso blog. Vocês poderão pesquisar em revistas, jornais,internet,e também podem entrevistar algumas pessoas sobre o tema.